Matheus Ferreira
Ocorre desde sexta-feira (27) na Torre Prime do Hotel Recanto Maestro, em Restinga Sêca, o VII Bariátrica Sul - Cirurgia Robótica e Ileais, um evento focado em acompanhar cirurgias com transmissão ao vivo diretamente do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria. O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A coordenação científica é do Dr. Glauco Alvarez e do Dr. Gabriel Vargas, e conta também com convidados médicos renomados a nível nacional: Luciane El Kadre (Rio de Janeiro), Alcides Branco (Paraná), Luiz Alfredo D’Almeida (Rio de Janeiro), Fernando de Barros (Rio de Janeiro), Nilton Kawahara (São Paulo) e Áureo Ludovico de Paula (Goiás), entre outros destacados cirurgiões gaúchos.
Durante a manhã deste sábado (28), o Dr. Glauco Alvarez trouxe detalhes sobre a transmissão e o procedimento realizado no HCAA:
- Esse procedimento é diferente de tudo que a gente faz. Se pensar no paciente, o pós-operatório oferece uma quantidade de dor menor do que o habitual e uma recuperação mais rápida - explica.
O médico ainda reforçou que esse procedimento realizado em Santa Maria mostra o avanço que ocorre na cirurgia robótica e colabora para tornar a cidade referência nesse tipo de procedimento.
- A cirurgia robótica já está sendo utilizada com a inteligência artificial, então os próximos passos é a inteligência artificial auxiliar o cirurgião a ter movimentos cada vez mais precisos. Aqui no Hospital de Caridade temos o Robô Da Vinci Xi que é fabricado nos Estados Unidos, com ele estamos nos tornando referência em procedimentos cirúrgicos. São poucos robôs como esse aqui no Estado, temos apenas em Porto Alegre, então isso mostra nosso potencial em procedimentos cirúrgicos com robótica - complementa.
O evento o VII Bariátrica Sul - Cirurgia Robótica e Ileais segue com programação neste sábado. Mais informações podem ser encontradas no perfil, nas redes sociais: @bariatricasul.